Em 1832, o químico Carl Hornemann funda a sua própria empresa de tinta e cores em Hannover, na Alemanha. No entanto, na Pelikan costumamos considerar como data de fundação o dia 28 de Abril de 1838, uma vez que é a data que consta na primeira lista de preços. Como tal, todos os aniversários da empresa baseiam-se nesta data.
No dia 15 de Junho, Hornemann adquire uma propriedade na zona de Hainholz, em Hannover. A ideia era iniciar a produção a uma maior escala depois de ter tido de elaborar a tinta numa quinta a 30 km de Hannover.
Guenther Wagner chega ao cargo de químico e director de fábrica. Assume o controlo da empresa em 1871 e regista o emblema da família, Guenther Wagner obtém o cargo de químico e director de fábrica. Assume o controlo da empresa em 1871 e, em 1878 regista o emblema da família, que apresenta um Pelicano, como logótipo da empresa. É considerada uma das primeiras marcadas registadas na Alemanha. Para conseguir colocar os produtos na Áustria, que na altura controlava partes do norte de Itália, República Checa, Hungria e a Croácia, foi erigida uma fábrica em Egerthat que, numa fase posterior, foi deslocada para Viena.
Foi o próprio Günther Wagner que, baseado no brasão de sua família, desenhou o logo PELIKAN para suas "Pequenas pinturas de mel".
As pinturas de mel eram um tipo de aquarela, comum na época, em que o mel era usado como aglutinante. De acordo com uma lista de preços de 1873, pequenos recipientes redondos com tinta de mel eram oferecidos em caixas contendo 12, 18 ou 24 cores diferentes.
O pelicano com seus quatro filhotes é um dos registros das marcas mais antigas da Alemanha.
Foi somente pelo Ato de Proteção à Marca Registrada de 1874, que vigorou durante todo o Império Alemão, que Günther Wagner conseguiu assegurar o direito de monopólio sobre o logotipo da Pelikan criado anteriormente.
Expansão dos centros de produção. A empresa emprega mais 39 pessoas e Fritz Beindorff. Era sua função visitar clientes na Áustria, na Rússia e na Itália.
Fritz Beindorff casa-se com a filha mais velha de Guenther Wagner em 1888 e assume o controlo da empresa. Os produtos de escritório para copiar, carimbar, colar e apagar são acrescentados à gama existente. O grande aumento da gama de produtos leva à forte expansão dos centros de produção.
A Pelikan dá início à produção de tinta-da-china. As empresas estrangeiras que dominam o mercado neste período não conseguem competir.
O primeiro concurso de cartazes de 1889/99 foi um sucesso retumbante para a companhia de Günther Wagner. Apesar das disposições relativas às medidas e textos a serem utilizados, mais de 500 projetos foram recebidos.
Depois de premiar e declarar recomendações para aquisição, cerca de 200 obras de arte foram apresentadas em uma exposição itinerante que percorreu, entre outras cidades, Hannover, Berlim, Viena e Zurique.
Este ano assistiu ao nascimento da famosa série de tinta 4001 da Pelikan. No ano anterior, os 236 colaboradores da empresa contribuem para um impressionante volume de vendas de 1 milhão de Gold Marks.
1904 assiste à introdução da "Pelikanol" - uma pasta adesiva branca. Até aos anos 1960, o Produto foi uma revolução no papel adesivo.
Devido ao grande sucesso da competição, foi convocada outra em 1902. A notícia se espalhou sobre o impacto positivo de tais competições, o que resultou no início de competições similares entre um total de nove empresas renomadas, entre as quais Bahlsen de Hanover e Continental.
Artistas de prestígio, como Max Liebermann, juntaram-se ao júri, o que garantiu uma excelente qualidade de resultados.
A empresa adquire uma propriedade na Podbielskistrasse. O novo local tem 13.000 m² de espaço para escritórios e produção. O então moderno edifício, actualmente um monumento histórico protegido da cidade de Hannover, foi construído depois de esgotados os alargamentos nas anteriores instalações. O volume de vendas atinge 2 milhões de Gold Marks.
Há já vários anos que a Pelikan apoia a preparação das aulas de Arte. Isto encontra-se documentado na revista "Der Pelikan" que apareceu pela primeira vez em 1912. Nesta revista, as opiniões e ideias de professores e artistas conhecidos da Alemanha e estrangeiros foram sendo publicadas na coluna de abertura de cada opinião. Foram divulgadas aulas de arte, técnicas, materiais e diferentes experiências artísticas. A revista foi publicada até 1971.
Expansão de fábricas. O tamanho da fábrica dobrou, atingindo 1057 trabalhadores. O volume de vendas atingiu 4,4 milhões de marcos.
O design de O. H. W. Hadank promove fortemente a marca registrada da Pelikan: gráficos simples em um quadro composto.
Pela primeira vez, e de acordo com a estética da publicidade moderna, a composição mais rigorosa estabelece a base para um logotipo que será marcado na memória do consumidor, enquanto se afasta da mitologia cristã original.
Este é o ano de nascimento da caneta de tinta permanente Pelikan. Ficou muito conhecida pelo corpo verde, fluxo de tinta com técnica inovadora e janela de tinta transparente. O mecanismo de êmbolo diferencial foi uma verdadeira revolução no seu tempo.
A Pelikan lançou a primeira caixa de aguarelas com a descrição 735 D/12. Pela primeira vez, as aguarelas opacas são disponibilizadas aos alunos das escolas. Veio substituir as então populares aguarelas transparentes. Inicialmente, a caixa de tintas era Amarela no exterior, com uma faixa colorida e Branca no interior. O design foi ligeiramente modificado em 1950 (ver imagem). A caixa de aguarelas da Pelikan acompanhou o dia-a-dia escolar da maioria dos alunos alemães.
É lançada uma versão mais barata da caneta de tinta permanente da Pelikan, actualmente conhecida como "modelo 100" com a descrição de produto "Rappen". Também é lançada uma lapiseira com o nome de marca "AUCH-Pelikan". Além disso, este ano assiste ao primeiro lançamento da PLAKA - a tinta para os tempos livres/decoração que se mantém popular até aos dias de hoje.
O catálogo do centésimo aniversário foi concebido pelo professor O.H.W. Hadanck, a mesma pessoa que reformulou o logótipo da Pelikan para a forma que manteria nos 60 anos seguintes. 3700 colaboradores celebram nas fábricas da Pelikan em Hannover, Viena, Danzig, Milão, Barcelona, Bucareste, Sófia, Varsóvia, Budapeste, Zagreb, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Santiago de Chile, bem como nas diversas instalações de distribuição noutros países. É lançado o modelo 100N de caneta de tinta permanente da Pelikan.
Termina o trauma do pós-guerra. Começa a grande expansão industrial alemã. A Pelikan lança nesta altura a caneta de tinta permanente modelo 400. É facilmente reconhecível graças ao corpo com listas em Preto e Verde. Este modelo viria a tornar-se a caneta de tinta permanente mais popular na sua gama de preço.
A caneta escolar "Pelikano" é lançada como resultado de uma estreita colaboração entre educadores e designers de caneta. As vantagens dos cartuchos de tinta e o design ergonômico são tão evidentes que, em questão de meses, o mercado domina e se torna um produto recomendado pelos mestres até o presente.
A imagem mostra o modelo recondicionado de 1965. A forma do primeiro Pelikano assemelha-se ao modelo P11 / P25, onde o braço é completamente coberto.
Saiba mais sobre a história da caneta em The history of the Pelikano® - From 1960 until now
A Pelikan produz o primeiro apagador de tinta com o nome "Tintentiger".
Revelou-se um sucesso por ser uma forma fácil e limpa de apagar a tinta Azul Real. Em 1974, o nome foi alterado para "Pelikan Tintenblitz" e, em 1976, muda para "Super-Pirat". É o apagador de tinta mais consistente na Alemanha.
As instalações na Podbielskistasse, em Hannover, tinham esgotado a capacidade de expansão. A produção de instrumentos de escrita foi deslocada para Peine/Voehrum, a aproximadamente 30 km a Este de Hannover. A produção de canetas de tinta permanente, produtos de pintura e de escritório da Pelikan continua a ser feita aqui.
A Pelikan desenvolveu a Caligrafia simplificada para principiantes em colaboração com pedagogos especialistas neste domínio. Foi neste âmbito que a empresa demonstrou pela primeira vez a sua competência educativa relativamente à Caligrafia. Por este motivo, o papel da caneta de tinta permanente Pelikano revelou-se ainda mais fundamental.
A forma jurídica da empresa muda de GmbH para AG (com acções). As acções foram divididas pela família Beindorff e por outros 46 accionistas. O património líquido da empresa representava até 607,8 milhões de marcos. A gama de produtos da empresa alargou-se e incorporou uma grande variedade de Produtos de Entretenimento e Jogos. As empresas subsidiárias também produzem impressoras de escritório, projectores, suportes de dados, material de desenho técnico e produtos de cosmética.
A excessiva expansão da gama de produtos e a aquisição da fabricante de fotocópias Lumoprint de Hamburgo conduziram a um processo de falência. Verificou-se o desdobramento de acções inverso numa proporção de 10:1 e a Pelikan passou a ser controlada pela Condor-part (Suíça) em 1984. A empresa, baseada sobretudo em Hannover, foi separada em várias sub-empresas e foram vendidas algumas partes. As operações passaram a ser geridas pela Pelikan Holding AG/Suíça, cujas acções começam a ser negociadas em bolsa em 1986.
Em Outono de 1993, é lançada a primeira Edição Limitada da Pelikan (baseada na série 800) com o nome "Blue Ocean". Tem como característica principal a cor azul transparente. Foram produzidas 5000 canetas de tinta permanente, tendo sido vendidas 1000 num conjunto com esferográfica.
GOODACE SDN BHD, uma empresa detida por Hooi Keat Loo da Malásia que passou a controlar a maioria das acções da Pelikan Holding.
Dois anos mais tarde, celebram-se os XVI Jogos da Commonwealth em Kuala Lumpur, capital da Malásia. Para assinalar a ocasião, é lançada no mercado a Pelikan Limited Edition.
No dia 17 de Março, a empresa muda-se para o novo edifício de escritórios na Werftstrasse, em Hannover.
Sensivelmente na mesma altura, 125 anos após o registo inicial, o design do Logótipo da Pelikan é alterado e modificado.
No dia 1 de Outubro, a Geha-Werke GmbH, Garbsen, empresa que opera no domínio das tecnologias de apresentação modernas e das destruidoras de papel de escritório, funde-se com a Pelikan Vertriebsgesellschaft mbH & Co. KG, Hannover. A Geha tem estatuto de divisão independente que opera a nível mundial com departamento de marketing, equipa de vendas e serviço de reparação próprios.
É apresentado o inovador sistema para aprender a escrever griffix®. griffix® é o primeiro conceito de produto holístico que acompanha de forma consistente o processo para aprender a escrever desde os primeiros passos. Além da distinção "Red Dot Design Award", a Pelikan recebe o ambicionado prémio ISPA pela gama de produtos griffix® na feira Paperworld em Frankfurt.
A Pelikan enceta uma nova via com uma gama alargada com a Pelikan PELIFIX® e a Pelikan blanco®.
A Pelikan sempre foi uma força de inovação e uma pioneira de elevada competência no sector da colagem e correcção. Com as marcas Pelikan PELIFIX® para colagem e Pelikan blanco® para correcção, os produtos estão novamente disponíveis nos mercados da Alemanha, Áustria e Suíça.
Meio século da Pelikano: a caneta de tinta permanente da Pelikan, uma empresa há muito estabelecida, celebra o 50º aniversário! Para assinalar este aniversário, é apresentada uma nova versão com design moderno deste modelo clássico nas cores vermelho, azul e verde.
A partir de 1 de Janeiro de 2011, a Pelikan assume a produção e venda dos instrumentos de escrita de alta qualidade da marca de luxo Porsche Design. No âmbito da cooperação, os instrumentos de escrita de qualidade superior da Porsche Design passam a ser produzidos na fábrica de Vöhrum da Pelikan.
O elemento exclusivo da nova caneta de tinta permanente de êmbolo Classic 205 DUO é a ideia de equipar uma caneta de tinta permanente com a função adicional de marcador de texto. Esta inovação contribuiu para receber inúmeras distinções nacionais e internacionais, incluindo o prémio Red Dot Award.
Quando se trata de fabricar tinta, não existe nenhuma outra empresa com o historial da Pelikan. Com a Colecção de Tinta Edelstein, a Pelikan dá uma nova vida ao mundo das tintas. Um ingrediente especial garante uma escrita extra suave e protege a caneta de tinta permanente, apresentada num distinto frasco de alto valor.
A Pelikan, uma empresa com uma tradição de longa data, escreva páginas de história há 175 anos. A 28 de Abril de 1838, o químico Carl Hornemann abria caminho para a história de sucesso desta empresa tradicional sediada em Hanôver, Alemanha. 2013 é ano de jubileu.
A Jubilee Pen M101N Lizard é uma forma especial de assinalar a ocasião. A edição limitada do histórico modelo M101 remonta ao ano de 1937. A JUBILEE FOUNTAIN PEN baseia-se no design original da 101N Lizard do ano de 1937. Foi concebida em Vöhrum com uma paixão pelos pormenores e baseada na experiência transmitida ao longo de muitas décadas.
Desde Março de 2013 que a caneta de tinta permanente e a caneta roller da série Twist animam o dia-a-dia das actividades escolares. Com design em espiral, a Twist tornou-se uma verdadeira atracção. O design de excepção e a forma ergonómica permitem que estes instrumentos de escrita encaixem perfeitamente na mão. São ainda adequados a destros e esquerdinos...
Com efeitos a partir de 1 de Março de 2014, a Pelikan Holding AG adquiriu a empresa de distribuição alemã e austríaca Herlitz PBS AG. A actividade passa a ser gerida pela empresa de vendas Pelikan Vertriebsgesellschaft mbH & Co. KG. A empresa passa, por isso, a ser uma das marcas líderes na Europa de produtos de qualidade na área de artigos de papelaria, material de escritório e de escrita (PBS). Torsten Jahn é agora o único director executivo da empresa de vendas da Pelikan sediada em Hanôver, Alemanha. Conta ainda com uma filial em Falkensee, Alemanha.
A famosa revista francesa "LeStylographe" premia o Souverän® M600 Pink by Pelikan com o cobiçado "Trophée du stylo Féminin 2016", como a mais bela e feminina caneta.
A caneta Griffix® Stylus Pelikan recebeu o Red Dot Design Award de 2016 na categoria "Design de Produto". O júri internacional da Red Dot só concede seu selo de qualidade às peças cujo design claramente se destaca do resto.
Em 29 de março de 2017, a Pelikan inaugura a Tinten Turm (torre da tinta), no distrito histórico de Hanover. Em ambientes da antiga sede central, especialmente redesenhado, produtos inovadores, o clássico mais interessante, jóias raras e grandes apresentações aguardam os clientes e entusiastas Pelikan. Sob as categorias de loja, museu e eventos, é oferecida uma perpectiva emocionante no mundo da Pelikan, expostos em mais de 657 m².
A caneta e a esferográfica stola III foram premiadas com o German Design Award 2017, na categoria "design de produto excelente". O German Design Award é uma das competições de design mais reconhecidas no mundo.
As nossas aquarelas space+, desenvolvido em colaboração com Yellow Design foram premiadas com o iF Design Award 2017. O prémio "Industrie Forum Design" é atribuído todos os anos desde 1954 e reconhece o esforço no desing de produtos atraentes e funcionais.
Para nosotros, 2018 es un año especial: el 28 de abril Pelikan cumplió 180 años, un tiempo que no solo ha sido muy largo, sino también muy agitado. Todo comenzó con la fundación de una fábrica de pintura y tinta en Hanover por el químico Carl Hornemann. Con la publicación de la primera lista de precios el 28 de abril de 1838, comenzó la actividad comercial y con ella, la historia de una marca exitosa y reconocida en todo el mundo.